Cosmos - Carl Sagan - Resenha

Cosmos tem 13 capítulos fortemente ilustrados, correspondentes aos 13 episódios da série de televisão Cosmos. No livro, Sagan explora 15 bilhões de anos de evolução cósmica e o desenvolvimento da ciência e da civilização. Cosmos traça as origens do conhecimento e do método científico, misturando ciência e filosofia, e especula sobre o futuro da ciência. O livro também discute as premissas subjacentes da ciência, fornecendo anedotas biográficas sobre muitos cientistas proeminentes ao longo da história, colocando suas contribuições no contexto mais amplo do desenvolvimento da ciência moderna.

Muita conversa está acontecendo sobre as falhas na série COSMOS de Carl Sagan. Essas falhas se concentram no estilo incomum de fala de Sagan e nas habilidades de atuação (?) ou no conteúdo do programa. Eu certamente concordo que ele parece estúpido ao exibir o olhar "admirado"; no entanto, as reclamações sobre o conteúdo de seus shows não se justificam. Sim, ele é curto em razões e longo em efeitos visuais, e, sim, ele fala como se o espectador não soubesse o óbvio. O que todos estamos esquecendo é o seguinte: a pessoa comum não sabe o que consideraríamos "óbvio". Devemos perceber que Carl Sagan tem seu trabalho cortado para ele, tornando a ciência digerível para a pessoa média.

Sagan explora a história e o futuro da cosmologia com admiração e pressentimento nesta mistura ligeiramente datada, mas perspicaz e ainda altamente relevante de ciência e filosofia. Ele começa com a história de Eratóstenes, o primeiro a calcular a circunferência da Terra no século III aC. Seus instrumentos eram duas varas. Ele colocou um verticalmente no solo no solstício de verão no equador e um segundo 800 quilômetros ao norte. Ao meio-dia o primeiro não daria sombra, mas o ângulo da sombra do segundo corresponderia a esse segmento da terra. Divida o ângulo (7 graus) em 360, multiplique por 800 e você estará bem próximo da circunferência real. Simples, mas brilhante!

No século VI a.C. Tales, Anaximandro e Pitágoras começaram a lançar as bases do pensamento científico moderno, da astronomia à matemática e à biologia. O século VI não só produziu esses brilhantes gregos jônicos, mas Gautama Buda na Índia, Confúcio e Lao-Tse na China, Zoroastro na Pérsia e o Faraó Necho no Egito que circunavegou a África 2.000 anos antes dos portugueses. Sagan questiona se essa explosão simultânea de novas ideias pode realmente não estar relacionada, mas não sugere uma resposta. Infelizmente, essa explosão de pensamento inovador não duraria. Sagan aponta para a destruição da biblioteca de Alexandria no século IV d.C. como um golpe final no aprendizado que simboliza o início da Idade das Trevas. Seriam mais 1.000 anos para que esse conhecimento antigo fosse redescoberto, embora muito se perdesse para sempre.

Sagan sugere que a ascensão da escravidão levou ao desaparecimento dos cientistas jônicos. A escravidão evitou a necessidade de tecnologia e estabeleceu a necessidade de linhas claras de demarcação de classe para justificá-la. Assim, trabalhar com as mãos, envolver-se em atividades pouco cavalheirescas, era errado. A religião foi empregada para racionalizar a instituição. Hoje conhecemos um exemplo mais recente, o Sul pré-guerra que não se industrializou devido à sua dependência da escravidão e acabou ficando muito atrás do Norte.

Sagan cobre as contribuições dos séculos XVI e XVII de Copérnico, Brahe, Kepler e Newton. Então ele pula para a década de 1970 discutindo as missões Voyager, a exploração do sistema solar e as perspectivas de encontrar vida. Ele apresenta as ideias então atuais sobre a natureza do universo discutindo estrelas, espaço, tempo e a exploração da galáxia. Sagan está particularmente focado no uso da radioastronomia não apenas para identificar civilizações distantes, mas também para contatá-las.

Cosmos foi escrito antes da teoria das cordas, o multiverso, a supersimetria, a matéria escura, a energia escura e o bóson de Higgs se tornaram temas quentes. Ainda assim, sua discussão se sustenta bem. Sagan está apaixonado por interagir com outras civilizações. Não tenho certeza se isso é uma boa ideia, mas o perigo de alienígenas parece muito menos provável do que o perigo de nossos semelhantes. Ao tentar calcular o número de civilizações avançadas no universo, um fator chave é quanto tempo uma civilização pode durar antes de se destruir. Só muito recentemente chegamos ao ponto em que podemos alcançar outros mundos e, entre as mudanças climáticas, a guerra nuclear e outros comportamentos autodestrutivos, nosso futuro é claramente tênue. Sagan leva essa preocupação muito a sério e me convence a fazê-lo também.

Cosmos é leitura obrigatória para todos que vivem neste planeta. Isso lhe dará um senso de perspectiva que nada mais pode - nenhuma ideologia elevada, nenhuma religião onisciente, nenhuma citação inspiradora pode explicar as coisas tão claramente quanto o tratado de Carl Sagan sobre ciência, realidade e a natureza das coisas neste universo. Incrível e deslumbrante, e o melhor de tudo, organizado pela confusa terminologia científica. Um livro digno de todos os superlativos positivos que posso pensar em conceder a ele.

O livro abrange uma ampla gama de tópicos, incluindo reflexões de Sagan sobre assuntos antropológicos, cosmológicos, biológicos, históricos e astronômicos da antiguidade aos tempos contemporâneos. Sagan reitera sua posição sobre a vida extraterrestre – que a magnitude do universo permite a existência de milhares de civilizações alienígenas, mas não existe evidência confiável para demonstrar que tal vida já visitou a Terra.

Escrito por um dos maiores divulgadores de ciência do século XX, Cosmos retraça 14 bilhões de anos de evolução cósmica, explorando tópicos como a origem da vida, o cérebro humano, hieróglifos egípcios, missões espaciais, a morte do sol, a evolução das galáxias e as forças e indivíduos que ajudaram a moldar a ciência moderna. Numa prosa transparente, Carl Sagan revela os segredos do planeta azul habitado por uma forma de vida que apenas começa a descobrir sua própria identidade e a se aventurar no vasto oceano do espaço sideral. Aqui, o tratamento dos temas científicos está sempre imbricado com outros campos de estudo tradicionais, como história, antropologia, arte e filosofia. Publicado pela primeira vez em 1980, Cosmos reúne alguns dos conhecimentos mais avançados da época sobre a natureza, a vida e o Universo ― e se mantém até hoje como uma das mais importantes obras de divulgação científica da história. Embora diversas descobertas fascinantes tenham ocorrido nos últimos quarenta anos, o tema central deste livro nunca estará desatualizado: nosso fascínio pelo conhecimento e a prática da ciência como atividade cultural.

Postar um comentário